Revitalização Praça da Liberdade – BH

Revitalização Praça da Liberdade – BH

Revitalização Praça da Liberdade – BH


Prazo de execução: 135 dias

Área: aprox. 6.200 m²


Restauração e revitalização do acervo artístico e cultural da Praça da Liberdade, compreendendo os seguintes itens, não restritos somente a estes: Restauração de 500m² sarjetas de tijolos existentes; Execução 63m² da circulação de pedestres em revestimento de tijolo requeimado;  Restauração de elemento artístico Coreto – conservação e restauração da base de alvenaria do coreto, incluindo pintura externa e reparo da escadaria (degraus); Restauração da fonte “Moça que Mira sobre o Jarro”; Limpeza e revitalização do busto de Dom Pedro II, em bronze e granito; Limpeza e revitalização busto de Crispin Jaques Bias Fortes; Remoção e substituição de todo o mobiliário urbano existente com padrões arrojados totalizando 76 bancos e 32 lixeiras; Substituição e restauração de 250m de cordões de canteiro em concreto armado; Fornecimento de montagem de conjunto motobomba submersível para sistema de drenagem, de alta vazão, rotor semiaberto próprio para granulometria de até 20,0mm, formatado para sistemas de drenagem automática de casas de máquinas, customizada com dispositivo para respostas rápidas de comando alerta de inundação e paradas múltiplas sequenciais, equipado com motor elétrico bifásico de até 5CV com sistema de vedação IP-68, inclusive cálculo hidráulico para validação da potência e vazões do conjunto (Ref: Aquat Water Tecnology, modelo HIDRO EMPTY 200 ou equivalente técnico). Realização da preparação do solo (limpeza e preparação dos canteiros), fornecimento e plantio de Plantas Ornamentais, Sebes, Estrato Arboreo, Arbustivo, Topiária, Grama. Além desses itens, o fornecimento e aplicação de Insumos, Tutores de Madeira e Sisal e a adubação. Elaboração de Relatório de Restauração e Conservação, aprovado pelo IEPHA.

MEMORIAL DESCRITIVO

A praça da Liberdade com seus Jardins Históricos é tombada pelo estado de Minas Gerais e pelo município de Belo Horizonte no conjunto urbano praça da Liberdade e Adjacências. O tombamento da praça impõe a adoção de cuidados e procedimento que promovam a conservação dos componentes artísticos e da vegetação arbórea e arbustiva e ornamental, portanto, constitui o objeto deste atestado a prestação de serviços com fornecimento de material e mão de obra por empreitada global para realização de obras civis de revitalização da praça da liberdade, localizada no bairro funcionários na cidade de Belo Horizonte/MG. Contemplando limpeza e recuperação de parte do piso e sarjetas, mantendo as características originais, aquisição e substituição de plantas, implementação de sistemas de irrigação dos canteiros, recuperação de elementos artísticos (ninfa, pintura externa da base de alvenaria do coreto e substituição das placas de bronze por mármore dos monumentos) aquisição e substituição de bancos e lixeiras (mobiliário urbano).

Os serviços realizados foram planejados de forma a cumprir todas as normas da Vale S.A e Prefeitura de Belo Horizonte conforme descrição abaixo e características técnicas e quantitativos.

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

Restauração de elemento artístico Coreto – conforme diretrizes de restauração editadas pela Nota Técnica GEA nº 18/2018 – Gerencia de elementos artísticos – Diretoria de Conservação e Restauração Coreto Praça da liberdade / Belo Horizonte que trata da conservação e restauração da base de alvenaria do Coreto, incluindo pintura externa e reparo da escadaria (degraus).

Coreto apresentava-se muito degradado com sujidades generalizadas, aparentemente causadas pela exposição da obra a poluentes atmosféricos, vários atos de vandalismo como pichações, indícios de utilização de fogo em suas escadas, materiais diversos aderidos ao seu suporte, perda de suporte e trincas.

Restauração da fonte “Moça que Mira sobre o Jarro” – A escultura apresentava sujidades generalizadas, aparentemente causadas pela exposição da obra a poluentes atmosféricos. Foi notada a presença de excrementos de insetos e de aves sobre sua superfície e, também, manchas escuras nas reentrâncias do entalhe e manchas pontuais de oxidação de tonalidade ocre no interior do jarro e na escultura de modo geral. Além disso, foram verificadas manchas avermelhadas sobre o suporte da peça. Outra tipologia de degradação apresentada pela escultura é existência de resquícios de camada de verniz oxidado.

Há áreas de desgaste no mármore, cuja porosidade é acentuada. Além destas áreas de desgaste, foram observadas perdas de suporte na escultura (parte do vaso e braço direito), bem como fissuras. A escultura apresentava intervenções pontuais realizadas com massa similar a cimento. No pedestal da obra, também foram observadas intervenções com massa e pedra, assim como a presença de rachaduras e desprendimentos na parte em granilite. Ainda, foram identificadas inscrições (pichação) de coloração azul no lado direito do pedestal da escultura, bem como complementações com massa de coloração acinzentada do lado esquerdo. O jarro apresentava água acumulada em seu interior.

Limpeza e revitalização do busto de Dom Pedro II, em bronze e granito. O busto apresentava sujidades generalizadas, acúmulo de poeira na superfície do metal e do pedestal, presença de excrementos de aves no topo da cabeça e nas costas e bochecha esquerda da imagem. Além disso, foram observados resquícios de material com aspecto ceroso de coloração escura na superfície da peça de modo generalizado. Notou-se, ainda, a existência de inscrição de coloração verde na lateral direita do pedestal da escultura.

Limpeza e revitalização busto de Crispin Jaques Bias Fortes, em bronze com coluna em pedra e parede recuada revestida em mármore.

busto apresentava degradações tais como sujidades generalizadas, acúmulo de poeira na superfície, presença de excrementos de animais, teias de aranha, ovos de insetos e etc. As partes em mármore do monumento apresentam inscrições realizadas com corretivo, caneta permanente e incisões, todas feitas em seu verso. Ainda nesta mesma parte do monumento foram observadas incisões pontuais, abrasões e desgastes, manchas causadas por dejetos humanos, bem como fissuras. No pedestal do busto, propriamente dito, notou-se a presença pichações, resquícios de cartazes aderidos na superfície do mármore, presença de parafusos fixados com massa rígida na área de localização da antiga placa do monumento.

Remoção e substituição de todo o mobiliário urbano existente com padrões arrojados totalizando 76 bancos e 32 lixeiras;

Substituição e restauração de 250m de cordões de canteiro em concreto armado;

Fornecimento de montagem de conjunto motobomba submersível para sistema de drenagem, de alta vazão, rotor semiaberto próprio para granulometria de até 20,0 mm, formatado para sistemas de drenagem automática de casas de máquinas, customizada com dispositivo para respostas rápidas de comando alerta de inundação e paradas múltiplas sequenciais, equipado com motor elétrico bifásico de até 5CV com sistema de vedação IP-68, inclusive cálculo hidráulico para validação da potência e vazões do conjunto (Ref: Aquat Water Tecnology, modelo HIDRO EMPTY 200 ou equivalente técnico);

Execução 63m² da circulação de pedestres em revestimento de tijolo requeimado;

Restauração de 500m² sarjetas de tijolos existentes;

Fornecimento e montagem de sistema de irrigação completo incluindo, bombas, controladores, tubos de PVC, conexões, mangueiras PEBDL, sensores de chuva, sensores de umidade do solo, válvulas, aspersores e tubos de gotejamento enterrados, testes e start up;

Remoção, fornecimento e instalação de lixeiras padrão da Prefeitura de Belo Horizonte (conforme foto abaixo) e bancos similares aos especificados em projeto. Os bancos possuem estrutura em alumínio fundido e pintura eletrostática na cor prata, assento e encosto em réguas de madeira de lei de alta resistência com tratamento ecoblindagem sayer lack, parafusos galvanizados e dimensões de 185x65x81 centímetros;

Realização da preparação do solo (limpeza e preparação dos canteiros), fornecimento e plantio de Plantas Ornamentais, Sebes, Estrato Arboreo, Arbustivo, Topiária, Grama. Além desses itens, o fornecimento e aplicação de Insumos, Tutores de Madeira e Sisal e a adubação;

Elaboração de Relatório de Restauração e Conservação, contendo diagnostico, metodologias, recomendações de conservação e manutenção das obras restauradas, aprovado pelo IEPHA;

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

CANTEIRO E GERENCIAMENTO DE OBRA / INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS DE OBRAS

CANTEIRO DE OBRAS

  • Canteiro de Obras
  • Desmobilização do Canteiro de Obras

GERENCIAMENTO DE OBRA, MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DE PESSOAL E EQUIPAMENTOS

ADMINISTRAÇÃO, GERENCIAMENTO DA OBRA E TOPOGRAFIA

  • Administração Local

MOBILIZAÇÃO / DESMOBILIZAÇÃO DE PESSOAL

  • Mobilização de Pessoal – MOD e Equipamentos
  • Mobilização de Pessoal – MOI
  • Desmobilização de pessoal – MOD e Equipamentos
  • Desmobilização de pessoal – MOI

SUBTOTAL CANTEIRO E GERENCIAMENTO DE OBRA / OBRAS CIVIS

SERVIÇOS PRELIMINARES

  • Limpeza de sarjetas de tijolos existentes conforme recomendações de projeto
  • Limpeza de piso existente conforme recomendações de projeto
  • Limpeza do busto de Dom Pedro II, em bronze e granito
  • Limpeza do busto de Crispin Jaques Bias FortesI, em bronze e mármore
  • Restauração de elemento artístico – Ninfa (inclusive limpeza do conjunto)
  • Restauração de elemento artístico – pintura externa da base de alvenaria do coreto e reparo da escadaria (degraus)
  • Remoção de mobiliário urbano existente (bancos e lixeiras)
  • Carga e transporte de material proveniente de demolições ou desmontes para a área de bota-fora – DMT até 1000m
  • Momento extraordinário de transporte de material proveniente de demolições ou desmontes (DMT=9,0 km)

PAVIMENTAÇÃO – Fornecimento e Aplicação

  • Restauração de sarjetas de tijolos existentes conforme recomendações de projeto
  • Restauração de piso existente conforme recomendações do IEPHA
  • Execução de circulação de pedestres em revestimento de tijolo requeimado, conforme detalhe de projeto
  • Lapidação piso – conforme orientação (ADITIVO)

PAISAGISMO E AJARDINAMENTO – Fornecimento e Aplicação

PLANTAS

  • Fornecimento e plantio de Plantas Ornamentais
  • Fornecimento e plantio de Sebes
  • Froencimento e plantio de Estrato Arboreo
  • Feronecimento e plantio de Estrato Arbustivo
  • Fornecimento e plantio de Topiária
  • Fornecimento e plantio de Grama
  • Fornecimento e aplicação de  Insumos, Tutores De Madeira E Sisal
  • Fornecimento e instalação gradil – RESPONSABILIDADE IEPHA  (ADITIVO)

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO – Fornecimento e Montagem

  • Fornecimento e montagem de sistema de irrigação completo incluindo projeto executivo, bombas, controladores, tubos de PVC, conexões, mangueiras PEBDL, sensores de chuva, sensores de umidade do solo, válvulas, aspersores e tubos de gotejamento enterrados, testes e start up

MOBILIÁRIO URBANO – Fornecimento e Instalação / BANCOS E LIXEIRAS

  • Bancos e Banquinhos

SERVIÇOS COMPLEMENTARES

  • Fornecimento e instalação de placa de granito polido 2cm, dimensões 60x40cm, com inscrições conforme detalhamento de projeto (Busto Dom Pedro II)
  • Fornecimento e instalação de placa de mármore polido 2cm, dimensões 30x40cm, com inscrições conforme detalhamento de projeto (Busto Crispin Jaques Bias Fortes)
  • Fornecimento e instalação de separador de canteiro
  • Substituição ou restauração de cordões de canteiro em concreto armado
  • Fornecimento de montagem de conjunto motobomba submersível para sistema de drenagem, de alta vazão, rotor semiaberto próprio para granulometria de até 20,0 mm, formatado para sistemas de drenagem automática de casas de máquinas, customizada com dispositivo para respostas rápidas de comando alerta de inundação e paradas múltiplas sequenciais, equipado com motor elétrico bifásico de até 5CV com sistema de vedação IP-68, inclusive cálculo hidráulico para validação da potência e vazões do conjunto (Ref: Aquat Water Tecnology, modelo HIDRO EMPTY 200 ou equivalente técnico)

Revitalização piso do coreto  (ADITIVO)

SERVIÇOS EVENTUAIS

  • Serviços complementares diversos com a utilização de oficial
  • Serviços complementares diversos com a utilização de ajudante

Os serviços foram executados em conformidade com as normas técnicas exigidas e os padrões de qualidade estabelecidos foram seguidos, nada havendo que a desabone até a presente data.


Reforma Corporativa  /  Reforma Corporativa

Data:

16 de outubro de 2019

Categoria:

Restauração